Sugestão à borla para o ministério da educação

Tive horas sem fim de "formação cívica" na escola. Não digo que foram horas inúteis porque me permitiram desenvolver capacidades únicas e essenciais: estratégias para manipular - favoravelmente e com razão - pessoas, fazendo o que queríamos dos professores; skills sociais, tão fortes que me fazem manter amigos desde essa altura.

Agora chama-se "Educação para a Cidadania" e a alteração do nome - que o Bloco de Esquerda aprova, vem chamar as coisas pelos nomes. Porquê? Afinal de contas, convencer alguém que temos razão de forma educada e argumentada é o princípio para uma sociedade desenvolvida, comprometida e em constante evolução, ou não é? Não falando na importância das boas relações a favor da paz mundial e da comunidade. Isto sim, são aprendizagens a favor de uma Cidadania comum.

Ainda que as cosias estejam a ser tratadas pelos nomes, como deve de ser, ficam as minhas sugestões úteis e efetivamente importantes para um crescimento informado.

1. Gestão de resíduos
Fiz um ano do curso de Engenharia do Ambiente, que incluiu uma visita a um aterro sanitário, a qual ainda hoje me sensibiliza. É certo que nem todo o lixo que produzimos é acumulado em lixeiras para que em centenas de anos de degrade; muito dele é incinerado (como é o caso do lixo produzido na zona em que Espinho se insere) e desaparece-nos da vista, não ocupando espaço e não nos fazendo questionar o que poderia ter sido feito de forma diferente. Em disciplinas como Educação para a Cidadania, visitas a aterros poderiam despertar algum interesse e algum alerta. A produção de lixo e a impossibilidade de o reciclarmos, simplesmente por não o separarmos, é um problema ambiental gravíssimo e para o qual ainda se faz pouco.

2. Educação para a sexualidade
Não falo de sexo e de métodos de contraceção. Falo de relações entre pessoas e do aprofundamento desses métodos de contraceção, por exemplo. Assistimos todos os dias a violência em namoros desde muito cedo e sobre isso não se fala nem se intervém. Assistimos a muito mau uso de pílulas - que têm uma componente química com muitas desvantagens e que ninguém fala ou pensa. Assistimos a um sem fim de más práticas sobre as quais ninguém fala ou ensina porque não há sequer boa formação dos professores para passar a mensagem correta. Por experiência própria, os adolescentes têm curiosidade em falar sobre todos estes assuntos e mais alguns e fazem tantas mais perguntas quanto mais aberta e impessoal for a abordagem. Fala-se muito sobre violência nas relações e consequentemente nas mortes, mas não se atua na origem.

3. Gestão doméstica e de finanças
Créditos e IRS são problemas de mais de metade da população. Se a população fosse mais informada, talvez não se tivessem pedido tantos créditos e não se tivessem afundado tantas famílias. E a quantidade de pessoas que não faz poupanças e chega ao final do mês sem chão? Obviamente que nem sempre é fácil, mas saber fazer um planeamento correto e a longo prazo fariam a diferença em milhares de famílias. Não deveria também isto ser ensinado nas escolas?

4. Primeiros Socorros
Esta é das que mais me impressiona. O Socorro tem várias fases e a fase do pré-socorro, antes da chegada dos bombeiros, é crucial para a sobrevivência em muitos acidentes. Ou pagamos para o aprender, ou os problemas de saúde se complicam a pontos irreversíveis, simplesmente por falta ou por um pré-socorro errado. Qualquer cidadão tem a obrigação de o saber fazer e não, claro que isto não é ensinado nas nossas escolas.

5. Entrevista de emprego
Não vamos todos para a universidade, não vamos ser todos doutores, felizmente. Nas universidades há algum apoio no acesso ao mercado de trabalho, nas escolas apenas há apoio (e fraquinho) ao acesso ao ensino superior. É de mim ou há aqui muita coisa errada. Currículos bem feitos e entrevistas de emprego são também um taboo nisto da cidadania ensinada nas escolas.


Quando Ministério da Educação googlar ideias para levar ao parlamento, espero que encontre este post e que me atribua, pelo menos, uma menção honrosa pelas excelentes ideias. 

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2 Comentários fofinhos
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Concordo Sara, as temáticas de que falas deviam ser discutidas e "ensinadas"! Acredito que se ganharia muito com uma nova abordagem que abrangesse estas temáticas ganhavam os jovens e o futuro!

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Temos de fazer uma petição pública! Acho que se conseguiriam assinaturas mínimas para ser, pelo menos, discutido!

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