Do primeiro dia...

Lia ontem sobre o primeiro dia de escola. Eu lembro-me vagamente do meu. Recordo e guardo religiosamente, num canto do meu sótão, um caderninho feito pela minha primeira professora primária. Se não me falha a memória, a capa é feita de cartão canelado beje, acastanhado. Tinha uma etiqueta branca com o meu nome, Sara Isabel (porque raio não era só Sara ou Sara Francisco?), a dourado e por dentro um conjunto de folhas brancas furadas e unidas por um fio. Acho que as primeiras páginas eram diferentes das últimas, talvez tenham informações ou folhas de linhas, mas as últimas, as que me lembro bem, têm uns desenhos feios. Ou é isso que guardo, a memória de uns desenhos pintados a marcador, fruto da minha falta de jeito para o desenho, borratados e que marcavam as outras folhas por serem todas tão finas. 
É esta a grande memória do meu primeiro dia de escola. Um caderninho de cartão canelado feito pela minha primeira professora. Uma turma sentada em rodinha e eu de vestido castanho, ou então não. São memórias vagas, muito vagas como quase todas as da minha infância. Dizem que por isso foi certamente uma infância feliz. Sim, foi. E um dia vou voltar ao recreio da minha escola e contornar o triângulo de jardim que contornávamos a correr desde o meu primeiro dia de escola. O jardim já foi tão grande e agora parece-me que foi reduzido para um terço, talvez. Um dia vou lá voltar e vou guardar o caderno, a professora e o jardim onde joguei ao "cola e descola" com os amigos que não sei onde estão.  
Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos