Atualidade, o que é?

O mais difícil da atualidade é saber o que é atualidade. São idos os tempos em que uma notícia ficava na boca do mundo durante semanas, se efetivamente não acontecesse durante semanas. O Eusébio, por exemplo, foi um mito do futebol porque foi chegando devagarinho à boca do mundo, apareceu em jornais que só o mostravam a preto e branco e que deixavam aquele trago de curiosidade que nos fustiga lentamente e fica na memória. É como um cozinhado, sempre melhor quando feito num forno a lenha, onde coze lentamente, deixando que cada pedacinho do que ali está se transforme devagar, tendo todo o tempo que precisar, e seja inconfundível perante uma coisa rápida, feita à pressa porque o tempo nos foge.

Hoje em dia nascemos sem tempo e sem paciência. O Cristiano Ronaldo troca de namorada, fazem notícia disso - porque a atualidade é tão desatual que não há outra atualidade para noticiar - durante três ou quatro dias e já não há quem suporte ver televisão. A única atualidade que se vai tolerando, ainda que no limbo para o insuportável, são as notícias chocantes, aquelas que nos afetam de forma direta ou as que demonstram o quão inútil somos ao pensar que a nossa vida não é fugaz.

Depois acho que a nossa existência, há milhões de anos, foi preparada a pensar neste momento: aquele em que não há atualidade. Quantas crianças têm dificuldades em lidar com tecnologia e quantas se interessam tão naturalmente por jornais? O romantismo do que tem viajado connosco ao longo dos tempos tem-nos agarrado, tem-nos dito que a atualidade é o que está escrito nos jornais do dia e passa nos noticiários na televisão. Mas isso é tudo mentira - e as crianças dizem são o mais perto dos nossos instintos primitivos. A atualidade é, no limite, o que está escrito na página web do jornal em causa.

Eu, que preciso de saber o que é atualidade, daquela atualidade que nos fica na memória, que merece ser satirizada, que merece reflexão, que merece profundidade e cria controvérsia acabo a escrever isto que já é tão desatual como o que está escrito nos jornais do dia.


Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos