Soluções do corpo humano

Conhecer o corpo humano é querer saber sempre mais sobre ele. Conhecê-lo é perceber que não sabemos nada sobre ele e que o que sabemos nunca chega. Não falo só da anatomia, da fisiologia e da biomecânica que têm tanto de aterrorizador pelos infinitos pormenores, como de muitos 'como é que nunca pensei nisto?' que nos agarram a ela; falo mesmo do funcionamento do corpo humano como cada um sente. 

Já falei aqui sobre o meu pequeno grande drama com a minha boca, mas o que vocês não sabem é o que isto dói e como o meu corpo supera essa dor. Há alguns anos que me dói muito a boca, a articulação e os músculos em si, 24 por 7. Umas vezes mais, outras vezes menos inflamada mas a dor existe sempre... eu é que quase já não a sinto. Ou quando sinto belisco-me para não sentir a dor da face; ou ainda, quando o beliscão já não resulta, recorro a uns pontos de acupuntura que me salvam o dia.

O que vocês não sabem (porque eu gosto mais de me queixar do mundo, mas hoje não me apetece) é como é viver com isto. Como é que o corpo se adapta à dor quando há outras coisas mais importantes para fazer, não sabem como é que as minhas contraturas (sim, as pessoas normais não têm contraturas na cara, eu sei) estão aqui para ficar e as estruturas a calcificar, de forma que é impossível abrir a boca sem me doer mais. É aqui que eu acho o corpo maravilhoso. Quando se farta se tentar proteger acusando dor, decide que está na altura de mudar de estratégia; se já não há volta a dar: vamos lá fazer com que isto pare de mexer e resolve-se o problema de uma vez!

Só que depois eu falo muito, adoro hambúrgueres e kebabs das roulotes e gosto mesmo de ter uma dicção decente. Agora falo menos e sorrio mais. Vou muito raramente comer essas coisas maravilhosas que me deixam puramente feliz. E cuspo-me toda enquanto tento falar de forma percetível, sem que me perguntem muitas vezes 'como???'.

Este corpo humano é maravilhoso... tem tanto de bom como de insuportável. E às vezes mais vale mesmo resolver os problemas a deixá-los resolverem-se sozinhos. Grande lição!  

Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos