Um admirável mundo moderno

Este post fala da TAP mas poderia, certamente, falar de qualquer outro serviço de transporte aéreo ou de telecomunicações. Este post é sobre o quão o facebook pode ser mais eficiente do que uma chamada telefónica.

Passo a explicar: marquei uma viagem na TAP online e esqueci-me de a pagar no prazo devido. Coisas que me acontecem frequentemente. Na teoria, a viagem seria automaticamente cancelada, mas isso não aconteceu. Ela aparecia confirmada na página da TAP. Como a TAP cobra uma pequena fortuna por uma não-comparência e eu não me queria arriscar a ter os gastos triplicados (2 viagens + a multa), decidi contactá-los.

Na página deles têm dois contactos telefónicos - que vão parar ao mesmo atendimento -, um contacto skype e uma Sofia, equivalente à Siri da Apple. O contacto telefónico foi calorosamente atendido por uma gravação automática que fazia uma pré-seleção do objetivo da chamada e me deixou eternamente à espera, 30 minutos no mínimo. O querido atendedor automático perguntou-me se queria ser contactada mais tarde. Disse-lhe que sim, mas aparentemente morreria na espera se dissesse que preferia esperar; já se passaram quase 24h e nada de contacto. O contacto skype teve exatamente o mesmo feed-back - nada de nada - e a Sofia era irritante e só respondia ao que as perguntas frequentes respondiam também.

Conclusão? Lembrei-me de ter lido respostas dos senhores da TAP no facebook. Tentei o contacto por aí e voilá, resposta em menos de 1 hora, ao sábado, depois das 17h.

Eu queria telefonar, queria que a minha chamada fosse gravada e registada, queria fazer muitas perguntas e sentir credibilidade do outro lado. Afinal é por isso que o telefone não está a cair em desuso. Mas tive de me submeter à disponibilidade de alguém que estaria do outro lado, online e  que aparentemente não podia atender uma chamada telefónica.

Não sei se é bom que assim seja, não sou uma purista da comunicação presencial. Só sei é que é inadmissível que qualquer serviço apresente esta resposta aos clientes. É inadmissível a leviandade e incompetência que se admite de companhias tão grandes, com tantos clientes. Mas é este o mundo moderno que alimentamos.
Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos