Fomos conhecer os vizinhos

Comecei a aprender alemão há cerca de um ano e meio. Foi-nos recomendada uma professora austríaca que dava aulas em casa. O preço que ela praticava ficava-nos em conta e decidimos atirar-nos de cabeça, ainda que incertos do que o futuro nos reservava. A aposta foi ótima. A professora sabia o que nós queríamos e conseguiu que todos, com mais ou menos jeito, gostássemos muito de ir às aulas e aprender uma língua, à partida, incompreensível.

Tanto tempo depois já compreendo muitva coisa. Compreendo as ideias de uma conversa de dia a dia, mas ainda não sou capaz de me exprimir muito. Sei as palavras mas não me saem frases, não me lembro no momento. Há um certo bloqueio mental. Voltando ao importante, além da língua, a professora fazia questão de nos falar das tradições, para que compreendêssemos os alemães e não os achássemos pessoas frias como é tão comum ser dito em Portugal. Uma das coisas que nos disse foi que seria simpático oferecermos algo aos vizinhos, como pretexto para nos apresentarmos. 


Foi o que aconteceu hoje. Com algum atraso, dado que moramos cá há 3 meses. Mas foi quando surgiu; quando por outro pretexto fizemos doces. Levamos duas queijadinhas e dois bolinhos que eu inventei (uma mistura de bolo de chocolate com brigadeiros) para que provassem. Batemos às portas, apresentamo-nos e fomos recebidos de forma muito afável. E sabem que mais? Aquela ideia errada de frieza está cada vez mais diluída na minha perceção. Haviam de ver a doçura dos vizinhos do lado. Velhinhos, ele surdo e ela a falar lentamente alemão próprio para que compreendêssemos. Até nos corrigiu e disse que viria cá para conversarmos mais, para eu falar mais alemão. 

Graças a esta frieza doce, daqui a nada ver-me-ão a falar alemão como gente grande! Já disse que gosto muito de Innsbruck?



Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
2 Comentários fofinhos
avatar

Boa Sara, tiro-vos o chapéu acho que foi uma boa iniciativa! E afinal a ideia que temos dos alemães está mesmo errada! Quanto à língua já tive alemão A1.1 e é uma língua complicada, só mesmo com o acompanhamento de alguém! Mas quando existe força de vontade tudo se consegue e daqui a uns meses esse bloqueio deixa de acontecer!! Fico a torcer por vocês!

Responder
avatar

:D obrigada!
Nós estamos a terminar o A2, mas ainda assim falta-me muito treino! Lá iremos aos bocadinhos!

Responder