Relativizar a limpeza

Vivo entre alguns instintos consumistas e a racionalidade da relativização. Se por um lado vejo utilidade para mil e uma coisas e tenho outras tantas ideias para pôr em prática, o lado prático de tudo tem para mim muita relevância. 

Neste sentido, e já que não sinto remorsos com as marcas do chão - a casa já os tinha e não é nossa - há um único tapete nesta casa: para os pés ao sair da banheira. Há uma liberdade enorme e confortável em não ter tapetes. As costas agradecem e a limpeza é tão mais fácil! Não há a rotina de baixar - de formas pouco ergonómicas - levantar tapetes, muitas vezes pesadões - de formas pouco ergonómicas - e sacudi-los -  de formas pouco ergonómicas. Repetindo o processo inversamente para colocá-los no lugar.

O mesmo acontece com cortinas. Há umas, já havia antes de para cá virmos, no quarto, e que poderiam muito bem não existir. Na realidade só cobrem a janela no dia da limpeza em que fica tudo direitinho e no sítio certo. Porquê? Porque mais uma vez é mais fácil. As janelas servem para entrar luz, certo? Então ela que entre. Se, por algum motivo, por exemplo à noite, não quisermos luz é simples: fecham-se os estores. Não há cá cortinas chatas, que ocupam espaço e fazem-nos ligar luzes quando ainda há tanta luz a entrar em casa de um bom ângulo. Não há cortinas para serem lavadas nem a atrapalharem a limpeza.

E ainda, choquem-se lá, não há uma vassoura nesta casa. Inicialmente estava na lista de compras. Mas acabamos por comprar primeiro um aspirador. Com ele percebemos que numa casa tão pequena, com um aspirador que anda tão bem pela casa toda, não precisamos de uma vassoura. Geralmente e já que a sujidade não é assim tanta, "não autorizo" que se pegue no aspirador a meio da semana. Não são umas migalhas que tornam a casa suja e numa semana, duas pessoas, não fazem assim tanto lixo. Então, evito que nos tornemos obcecados com um chão menos impecável e permitimo-nos chegar ao Nirvana da arrumação: ter uma rotina de limpeza, não stressar com ela e, ainda, no mesmo dia em que se arrumar, conseguir aproveitar o dia.

E sem tapetes, muito soalho à vista, sem cortinas, muita luz natural, e sem vassoura, é a minha forma de manter a simplicidade na limpeza. Quanto à estante da sala, o único lugar nada prático, mas que exige bastante tralha e decoração, como é uma chatice e demorada, implicando que eu ande de banquinho atrás, também não é limpa todas as semanas. 
Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos