Vamos falar sobre cogumelos

Hoje dei por mim a reparar que são raras as vezes que vou ao supermercado e não compro cogumelos. Fiquei a pensar nisso, a pensar no valor nutricional deles e reparei que não estão na Roda dos Alimentos - nem na que aprendi na escola, nem na mais recente.

Lembro-me de não gostar de cogumelos e agora só não os como todos os dias porque (na maioria das vezes) acabam. No entanto, compreendo o porquê de, anteriormente, não gostar. Além de serem sabores intensos, dantes só os comia enlatados (aqueles que trazem uma espécie de calda manhosa). Agora, tenho uma lata de cogumelos enlatados para uma emergência, mas raramente os consumo.

Porquê que dantes não consumia cogumelos frescos? Acho que não eram rentáveis durante o boom da indústria alimentar e ficaram esquecidos, sendo apenas associados às zonas mais rurais, onde havia quem os soubesse apanhar. O meu pai conta que quando era pequeno comia-os frequentemente e que a minha avó sabia - e provavelmente continua a saber - distinguir os comestíveis dos restantes. Na verdade, há evidências de que à 18700 anos, no final de uma era glaciar, eram consumidos cogumelos na península ibérica.

Os cogumelos começam a ser rentáveis e o facto de se inocularem algumas espécies comestíveis de forma fácil, sem grandes exigências do ambiente onde crescem, tem feito que surjam nas grandes superfícies. Em Portugal, também tínhamos em casa. A marquise, que estava para lá inútil há uns bons anos, é atualmente a melhor estufa de cogumelos (e, pelo que sei, batata doce também). Se não morasse num T1, também pensava no caso. Lá em casa fazem-se todas as fases para a inoculação, já vi venderem os sacos prontos a pousar e esperar que os cogumelos apareçam.

Um dos primeiros cogumelos a nascer lá em casa.
Relativamente ao valor nutricional (nutricionistas que leêm este blog corrigiam-me se estiver errada) e ao valor para a nossa saúde, a minha pesquisa disse-me que os cogumelos podem ser incluídos do grupo das hortícolas e legumes. Mãe, olha, afinal gosto de legumes! O que é estranho porque são fungos, não plantas. Não têm raíz, folhas, flores, nem sementes. O que interessa é que são legumes, e por isso como muitos. Mega legumes, alcalinos - ao contrário da maioria dos alimentos que ingerimos, permitindo um equilíbrio, com vitaminas que intervêm na regulação de enzimas e por aí adiante.

Fui ainda dar uma espreitadela aos artigos científicos mais relevantes, e é afirmado que os cogumelos apresentam características anti-tumorais, anti-oxidantes, anti-tudo-e-mais-alguma-coisa, apresentando-se relevantes para o nosso sistema imunitário e para a indústria farmacêutica.

Se assim é, porquê que os cogumelos estão excluídos da Roda dos Alimentos? Hm???
Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos