A Cidade da Malta



Mencionei neste post a Cidade da Malta, sem me debruçar sobre o assunto ou me lembrar na realidade dele. Foi à minha irmã quem surgiu a nostalgia, já nem se lembrava, e vale a pena explicar o que era este sítio da internet tão, mas tão fixe! 

O que era a Cidade da Malta? Era uma cidade virtual, uma mistura entre rede social e jogo educativo. Foi um projeto que esteve ativo aproximadamente entre 2000 e 2009 e desenvolvido em Portugal no âmbito do projeto Aveiro - Cidade Digital. 

Nessa cidade havia bairros, onde cada habitante tinha a sua casa, um parlamento onde se discutia a cidade, um museu com filmes e com as participações dos concursos, p.e. desenhos, cursos (HTML, primeiros socorros...), um jardim zoológico, onde os habitantes davam a conhecer os seus animais de estimação, uma consciencialização ambiental e de reciclagem, um jornal, uma rádio, jogos e um fórum. Havia uma real interação entre habitantes, era possível evoluir e ter acesso a mais coisas, quanto mais prémios (os patins) se tinha, obtidos com participações em diferentes concursos. Criavam-se sondagens e tudo!  

Quando a oferta na internet não era assim tão grande até aos 13/14 anos isto era absolutamente incrível. E poderia continuar a ser. Acho ridículo os miúdos que têm facebook antes da idade permitida pelo próprio facebook. A exposição é demasiado grande, aquele mundo é demasiado agressivo e invasivo. Num local como a Cidade da Malta, onde efetivamente se aprendiam coisas e discutia-se sob moderação externa, fazia tão mais sentido!

Haverá por aí projetos iguais que eu não conheço? Se há, bora divulgá-los!

A cidade da malta AQUI (não ativa). 
Um vídeo sobre a vida na cidade AQUI.
Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos