Liechtenstein

Territórios tão pequenos como o Liechtenstein despertam curiosidade. Se Portugal, com tantas valências únicas, mal se vai mantendo sozinho, imaginem como é viver num vale com 160 quilómetros quadrados e ser independente. É certo que funciona com muitas parcerias e, no caso do Liechtenstein, um apêndice da Suiça, mas ainda assim é de valor ter-se mantido assim por entre tantas conquistas. A verdade é que a curiosidade despertou, o fim de semana tinha tempo disponível e decidimos passar a manhã de sábado no país que, até então, não sabia pronunciar corretamente o nome.  


Levantamo-nos às 5h para conseguirmos estar às 9h na cidade austríaca que faz fronteira com o Liechtenstein (Feldkirch). De lá, um autocarro atravessou meio país e levou-nos a Vaduz, a capital. 

Tivemos tempo para nos perdermos. A única atração era o castelo e saber exatamente o caminho faz com que a graça da aventura não seja a mesma. Lá íamos, no sentido contrário ao castelo, por uma estrada reta que nos levava às montanhas. Os 12 graus à sombra não tinham nada a ver com a temperatura que o sol a bater gerava. Eu derretia até que, a certo ponto, paramos para fotografar. Olhamos para trás e vimos a subida do castelo junto ao nosso ponto de partida. Fizemos a mesma reta, no sentido inverso, com vista para a montanha e para o castelo. 

Visitamos a igreja mais sem graça e, no caminho encontramos uma loja de jogos chamada Mikado. Tinha um pauzinho de Mikado a toda a altura do edifício e era bem amorosa. Trouxemos um jogo suíço como souvenir. Não tem regras em inglês, nem as há na internet. Vai ter a sua graça. Adiante, estávamos a caminho do castelo. A subida começou, a vista era sempre mais bonita. Íamos lendo placas sobre a história e sobre o funcionamento do país. E quando fizemos aquela curva sentímo-nos num filme. Mesmo impressionante! Um castelo medieval com uma rua deserta a lá chegar. Não sei se por aí também se encantam com estas coisas, mas a beleza natural articulada com castelos e construções bem integradas na paisagem emocionam-me. Gravamos o momento com a Kodak Instamatic e montamos picnic mesmo ali, junto ao castelo.

Deixo-vos algumas fotografias. 



´



Esta é em Feldkirch

Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
1 Comentários fofinhos