A igreja triste*

Hoje entrei numa igreja triste. Ficava em pleno Chiado e, mesmo com toda a vida que corria lá fora, ela era triste. Sozinha, acabada. As paredes merujadas e a tinta lascada pela humidade que se lhe entranhava, davam lugar a cogumelos. Os azulejos pareciam ter vivido uma guerra. Os painéis estavam intactos mas tinham tintas escuras que lhe amedrontavam o espírito. Aquela igreja era triste porque já ninguém se importava muito com ela. 

Não sei qual era a santa padroeira. Na realidade, não percebo nada de santos. Mas mesmo ela, a santa, ainda que com cores reluzentes, pratas e dourados, metia dó. Tinha um ar pesado e costas curvadas. Aquela santa não me enchia de esperança.

Aquela igreja nem cheirava a igreja. Cheirava a santuário misturado com produtos de limpeza baratos. Quase não tinha flores e, mesmo as que tinha, pareciam ser artificiais. 

Naquela igreja só o altar apetecia olhar e tocar. A toalha era de um branco intocável, passada delicadamente a ferro. O sacristão acendera velas e era para elas que os 6 fiéis que lá rezavam, às 16h de uma quarta feira de julho, olhAvam. Comi senão quisessem ver o resto. Como se precisassem tanto de uma luz no caminho que nem reparassem nos cogumelos wue nasciam nas paredes. 

Um dos fiéis não rezava, só via quem entrava e saía, num repetir rodar de cabeça entre o altar e a porta de entrada. Outro rezava muito alto como se estivesse a mostrar que sabia rezar, ou então para que as suas preces fossem claramente ouvidas, sem subentendimentos. E ainda havia o fiel que tinha a porta como tarefa, fechando-a bem caso entrasse alguém. Devia querer que o calor não entrasse, talvez imaginasse que os fiéis que lá estavam passariam a pensar em sair, fossem atraídos pelo bom tempo e não terminassem os pedidos e agradecimentos que faziam à santa reluzente mas triste. 

Entrei numa igreja sem alma e também não encontrei a alma de nenhum dos seus fiéis. Talvez ela não exista, talvez seja isso que fazemos em igrejas: procuramos almas. Procuramos formas de as compreendermos, numa tentativa incessante de não perdermos o resta da nossa. Mas será que a nossa alma não precisa de encontrar igrejas com a sua própris alma? Uma alma cuidada, protegida, um bem com um valor incalculável? Eu acho que sim. Precisamos de almas que nos inspireM, que nos morivem a alimentarmos sempre mais estas nossas almas incompreendidas. 

*possíves erros serão corrigidos quando tiver um computador.
Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos