Brno


Fiz erasmus nesta cidade, Brno. É a cidade com mais estudantes da República Checa e está repleta de checos, eslovacos e cada vez mais estrangeiros. Conheço três portugueses que se apaixonaram por este lugar simpático, onde os ordenados não são muito elevados, mas existem oportunidades de emprego, e ficaram. É uma cidade muito jovem onde as pessoas moram no centro histórico, onde se sente o cheiro da cultura local e onde não há euros, só coroas e bem bonitas! 
Tenho algumas saudades da calma que lá reinava, tanto na minha vida como no ar das ruas. A neve dava-lhe um encanto especial e as igrejas estavam sempre cheias de jovens. Fora do trabalho o stress era pouco ou quase nenhum. Os elétricos andavam por toda a cidade e eram pontuais. As pessoas eram prestáveis e havia comida barata de dia e de noite nas ruas. Era uma cidade com tudo o que deve e pode oferecer. No MacDonalds não havia CBO, mas havia mais sabores de gelados. Havia pizza por todo o lado e era tão boa! A igreja vermelha era o meu lugar favorito. Era uma igreja ortodoxa e dava o toque fulcral a esta náměstí (praça). 
Lembro-me como se fosse hoje (e já passou mais de um ano) da minha chegada a Brno, da minha buddy e do seu fofinho e gigante namorado à minha espera na estação de Brno. Eu tinha perdido o telemóvel na viagem para Praga e receava que por algum motivo chegasse a Brno, sem fazer a mínima ideia para onde devia ir, e eles não estivessem lá. Mas estavam e até arranjaram um carro para me levarem as malas! Lembro-me também dos trams (elétricos). Lembro-me do cheiro, do aspeto, do quentinho incrível que se sentia em dias gelados pela neve e do som, a voz da senhora que falava checo e com quem fui aprendendo algumas palavras de tantas vezes a ouvir.
Passados dois meses de lá estar recebi uma visita que, ao princípio, teve tanto de boa como de estranha. Aquele lugar era onde eu morava e ver chegar alguém que não pertencia ali, pertencia quase a outra vida e que não imaginava já se não por skype, mexeu em qualquer coisa aqui dentro. Foi nessa altura que percebi que já pertencia um bocadinho ali e que voltar seria quase que uma redescoberta. 
Brno não é uma cidade turística para estrangeiros, mas é um belo lugar. É um lugar de onde eu faço um bocadinho parte e por esta altura deve estar cheia de neve.

Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos