Massagem e Maleitas: Pescoços doridos?

A massagem estética anti-celulite, anti-isto e anti-aquilo está na moda. A massagem estética é o maior ganha-pão dos massagistas (não fisioterapeutas) e embora tenha muito de bom, há que saber que não somos a rainha Santa Isabel para transformarmos, por exemplo, gordurinhas acumuladas durante 20 anos em rosas. 
Não quero dizer com isto que é desaconselhável recorrer a este tipo de massagem, nada como tentar, nada como sair do sofá e procurar soluções. Aliás, a massagem estética produz efeitos, mas muito mais lentos e quase invisíveis quando não é acompanhada por uma mudança de hábitos alimentares e de exercício físico. 
Ou seja, o que realmente produz efeitos é o exercício físico e uma alimentação cuidada. A massagem anti-todas-essas-coisas-indesejáveis-que-deixamos-acumular é um bom complemento e não uma solução. Como complemento, ter umas mãozinhas a mexer nas zonas críticas faz com que a circulação aumente e facilita a drenagem na zona... é sem dúvida uma mais valia!

Ora, se eu não sou dada à massagem estética e gosto de massagem, em que ficamos? Ficamos com a massagem terapêutica. Conhecer o funcionamento do corpo humano e aprender a contrariar posições e tensões desconfortáveis, ou fugir para as energias que os orientais dominam (não são oficialmente reconhecidas, mas funcionam), são muito mais do meu interesse.

Neste sentido, os próximos posts terão algumas dicas sobre truques, auto-massagem e rotinas saudáveis a adotar.    



Comecemos com a zona que sustenta a nossa cabeça todos os dias, que a equilibra entre os maiores equilibrismos a que sustentamos o nosso corpo: o pescoço.
Senhoras que usam mala ao ombro, senhores e senhoras que passam o dia sentados há anos e não conseguem evitar os mãos hábitos, todos nós que envelhecemos e não temos a mesma capacidade de recuperação de umas noites mal-dormidas ou do esforço que fizemos no outro dia, atentem:

1. Alongamentos: podem ser feitos em qualquer lugar e duram 5 minutos. Vejam o vídeo, fácil, fácil! 


2. Massagem. Não é tão prático, nem tão fácil, mas com o vídeo à frente uma ou duas vezes por semana (ou quando as dores atacam!).


Tratamento ideal: Alongamentos, Massagem, Alongamentos.


Vá, deixem a preguiça no sofá e ponham os músculos a mexer. Exercício físico, têm praticado? E massagem, têm recebido?
Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos