Coisas giras das férias #6 - Viagem Medieval

Há dezenas de recriações histórias e feiras medievais por este país fora. Todas elas com tasquinhas e roupas a rigor. Todas elas em lugares com vestígios da época medieval. Mas só há uma viagem, a verdadeira viagem medieval em Terra de Santa Maria.  

Para aproveitarem bem a viagem têm de se deixar levar. Têm de saborear, cheirar, ver e tocar em todas as ofertas da feira. Para se sentirem noutro tempo têm de procurar o programa e planear. Têm de ir durante a tarde, durante a semana, para verem menos turistas e mais 'nativos'. Têm de espreitar a aldeia. Na aldeia provem a sopa, vejam os animais da quinta, moam farinha e rezem com os monges. Devem ir espreitar os árabes que por cá passaram com os seus gigantes dromedários. Comam uma sande de porco, uma sopa e vinho em louça de barro. Depois deliciem-se com os doces conventuais e com os licores mágicos, com as sementes torradas com açúcar e com os chás. Passem pelas marroquinarias e comprem pedras preciosas. Subam ao castelo e assistam a um espetáculo. Assistam a um cortejo e aprendam sobre a história que a viagem retrata. 

Há mais mil surpresas. Há-o todos os anos. Este ano o bisneto de D. Afonso Henriques, D. Sancho II, vai passar pelo Castelo da Feira. É um rei com uma história triste, não é glorioso. Mas foi um dos nossos reis. Merece que o conheçamos. 

Eu, como povo que sou, vou estar a servir sandes de porco, a vender vinho e sangria. Encontro-vos por lá.

 Berros de la Cort na Viagem Medieval em Terra de Santa Maria 2013


Não é a melhor de todas para todos, é-o para mim. Se há algum ser por aí que nunca lá foi ou algum ser que nunca a explorou, este é o ano. Começa dia 31, quinta, e nesse dia a entrada não é paga!

Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos