Maps, GPS, mapas, desenhos e cartografia

Era uma vez a história do mundo sem mapas. Sem representações dos caminhos, das fronteiras e das montanhas. Era uma vez uma história sem Bartolomeu Dias, Vasco da Gama e Diogo Cão. Era uma vez um país que não seria nosso, dos portugueses, pelas derrotas passinho a passinho, nas fronteiras de quem o dono não se sabia ao certo. Era uma vez um mundo ao avesso do nosso, se um dia alguns loucos não tivessem zarpado mundo fora, à descoberta de como ele era e de como deveria ser desenhado.

Não damos valor aos mapas e não seríamos nós mesmo sem eles. Não seríamos turistas sem mapas nas mãos. Não existiria GPS, google.maps ou forma de voltarmos a casa no meio de aldeias de ninguém. Não seria possível descobrir cidades que não são nossas e nunca nos pertencerão, para lá do coração. 

Não teríamos geografia sem mapas. Não representaríamos planisférios, mapas políticos, nem demográficos. As escalas teriam menos importância e a nossa rosa, a dos ventos, não teria a mesma razão de ser. 

Gosto de mapas. Gosto de pensar que um dia eles foram escritos em peles de animais e que os grandes navegadores portugueses fizeram chegar ao rei cartas com desenhos de caminhos novos, caminhos onde o rei nunca esteve, nem nenhum do seu povo, mas com os quais, dali em diante, puderam sonhar. Gosto de imaginar alguém a viajar dias a fio só para corrigir mapas, fazer medições e desenhá-las. Gosto de pensar que a matemática e o desenho melhoraram a cartografia e que um dia alguém decidiu representar a terra tal como ela é: redonda, ligeiramente achatada nos pólos e com um eixo inclinado, num só globo. 

Tudo isto para hoje sonharmos mais alto e mais longe. Os mapas com linhas estreitas e minunciosas, com cores e significados ao pormenor, com fronteiras exatas e rios de montante a jusante representados são os nossos. Já não os imaginamos de outra forma e ainda assim os achamos tão acessórios. Porque raramente o acessório não é importante.


Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
1 Comentários fofinhos
avatar

Não precisas de mapas se... tiveres setinhas amarelas a apontar o caminho! :)

Responder