Combater as insónias!

Dormir. Hoje vou falar-vos de dormir, de sono e de insónias. A minha própria experiência não é exemplo de insónias. O meu sono conhece muito bem a minha almofada, mal me deito adormeço. Posso dormir melhor ou pior, mas adormecer é certo. Juntando a isto, a minha necessidade de dormir oito horas, a minha experiência com boas noite de sono é exemplar e tenho várias opiniões e sugestões a fazer sobre o assunto.

O artigo da Massage Magazine defende que as insónias não devem ser tratadas com comprimidos. E não devem, não senhor! Antes de mais porque as causas das insónias devem ser identificadas, antes de medicadas. No caso da prescrição adequada ser mesmo alguma medicação, qualquer medicamento para dormir (o conhecido calmante) é feito para aplicações de curta duração, sendo que cria dependência.

Sabiam que quase todos os motivos de insónias se encaixam em problemas psicológicos e em maus hábitos de sono? Nenhum dos dois motivos se resolve apenas com medicação. E apenas uma pequena percentagem desses motivos é patológica, mas quando o é deve ser identificada o quanto antes.

Para alguém que não tem tempo para descobrir os motivos, para quem não tem disponibilidade para fazer experiências e/ou mudar hábitos eu sugiro MASSAGEM! Uma massagem de relaxamento. Não uma massagem que vos resolva todo stress, apenas uma massagem de relaxamento. Relaxamento a sério.

Se a sugestão parecer boa, procurem um terapeuta de confiança. Expliquem a vossa intenção e, se ele não oferecer, peçam um chá relaxante no início. Uma massagem de relaxamento bem feita às costas deve durar de 30 a 45 minutos, ao corpo inteiro de 60 a 90 minutos. Nunca menos (embora nos spas sejam menores por uma questão de rentabilidade). Podem ainda pedir uma música calma que gostem muito!

Outras sugestões igualmente boas ficam aqui:

1. Justificar a insónia: com vocês mesmos ou com um médico.

2. quarto = dormir: eliminem as televisões e o trabalho na cama. É uma forma de educar o subconsciente e ensiná-lo a perceber que o quarto é o lugar de dormir.

3. Tecnologia é inimiga de sono: o ponto anterior aplica-se a telefones que tocam e/ou acendem luzes durante a noite.

4. Não comer antes de dormir: melhor, comer até duas horas antes. A digestão pode interferir com a chegada do sono.

5. Definir e garantir rotina: talvez o ponto mais importante. Alguma vez já devem ter sentido um despertador biológico. Se nos deitarmos e levantarmos frequentemente no mesmo horário, o sono vai chegar na hora certa.

6. Massagem: depois de tudo no lugar, porque não experimentar a receita acima?

Outras boas sugestões de fácil acesso e em português, aqui.

Bons sonhos e boas massagens!
Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos