Adeus coelho!

Este ano o coelho trouxe novidades: sobremesas que nunca tinha feito, coloração de ovos e caça aos ovos que o coelho pôs no jardim.
As aulas de alemão como as tenho, de uma forma muito próxima e pessoal, com alguém que veio da outra ponta da europa, faz com que a partilha e a troca de experiências e culturas seja muito interessante, gira e produtiva. 

No sábado a aula foi prática. A professora deu-nos uma cozinha, ovos e uma caixa com instruções e os restantes ingredientes para fazermos ovos coloridos, tal e qual fazem as famílias da europa central.

Eles não têm a tradição das amêndoas com chocolate como nós (coisa que me entristeceu profundamente em erasmus, na República Checa). Essa tradição vem de França, acho eu. As tradições deles nesta altura do ano são relacionadas com os ovos e os coelhos. Isto porque a Páscoa é uma festa bem mais antiga do que a Páscoa cristã; era uma festa à fertilidade que acontecia na altura em que as frutas começavam a aparecer e os legumes se plantavam e semeavam. Como símbolos da fertilidade surgiram os coelhos e os ovos. Os ovos de chocolate surgiram depois, mais uma vez produzidos pelos sacanas dos franceses, e associando esta história às crianças, os coelhos começaram a pôr ovos. 



Ovos de galinha coloridos e ovos de chocolate encontrados, aula de alemão terminada, foi hora de pôr mãos na massa. O resultado foram profiteroles com doce de ovos, um pavlova, uma regueifa e umas tartes de morango improvisadas!










Agora que se foi a Páscoa que venha a renovação que ela trouxe. É sem parar até à queima entrega da tese. Uhuhu!

Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos