Do-In - Auto-massagem

No fim de semana passado fiz um workshop de Shiatsu com o objetivo de aprender técnicas novas para aplicar nas massagens que faço. Foi um fim de semana muito interessante desde a aprendizagem das técnicas de massagem, à aprendizagem de posições para massajar no chão e a pequenas discussões que surgiram pelos participantes serem de áreas tão distintas.

O Shiatsu é uma terapia com origem japonesa que evoluiu em diferentes vertentes, mas que em termos gerais é sempre feita no chão e tem como essencial base de prevenção e complementaridade de tratamentos os mesmos pontos da acupuntura (pontos específicos do nosso corpo que se encontram em linhas às quais os orientais chamam meridianos). 

Não entrando muito a fundo no assunto, para não cair no erro comum de tentar explicar os princípios de uma filosofia que não conheço, gostava só de dizer que acho fascinante a linha de pensamento oriental. Não tem nada de esotérico, mas que com leviandade cai facilmente nesse mundo, tornando-se uma palhaçada pegada. E daqui tenho assunto para um outro post muito interessante. 

Adiante, uma das coisas que aprendemos no workshop foi uma pequena rotina de auto-massagem, chamada Do-In. O Do-In é uma rotina de shiatsu que, aconselham eles, deve ser feita todos os dias ao acordar para nos ajudar a revitalizar. Os princípios e os locais onde se fazem seguem os princípios desta terapia, mas não têm grande ciência. 

Fica um vídeo, se alguém quiser experimentar, mas com algumas alterações:
- nos ombros a massagem em vez das pancadinhas é melhor;
- nos rins é melhor esfregar do que bater;
- na barriga a massagem deve ter o sentido dos pontos do relógio apenas;
- podem deixar a parte de sacudir a energia também.




Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos