Marcar consultas neste querido SNS

Sair do país sem saber muito bem como vai ser do outro lado ou por quanto tempo inclui fazer um check up completo. É mais ou menos como vender um produto que temos em casa ou doar roupa que já não usamos: o produto funciona, mas para mudar de dono tem de estar em muito bom estado. 

Uma das primeiras tarefas a riscar na minha interminável lista seria a marcação de consultas em todos os médicos necessários. A primeira porque há todo um longo procedimento (consultas, análises a isto e áquilo, análise de resultados...) e tempo de espera. 

Foi há uma meia hora que comecei a saga. Decidi telefonar em vez de me deslocar ao centro de saúde para fazer uma marcação com o médico de família, por uma questão de comodidade. Não teria filas de espera nem teria de levar com a chovinha que cai tão bem e carinhosamente lá fora. Quase me arrependi desta decisão porque liguei e não fui atendida. Voltei a ligar uma vez, outra e outra vez. Não desisti, já vira por lá as senhoras ao telefone durante tempos sem fim. Liguei novamente e à DÉCIMA PRIMEIRA chamada fui atendida. 

Pois bem, achavam que toda a saga terminava aqui? Claro que não. Nesse caso não estaria aqui a contar-vos. Informei, à senhora que me atendeu, o meu propósito e obtive uma resposta maravilhosa. Não estão a marcar consultas para o meu médico de família porque se foi embora e não sabem quando vem a médica substituta. Que o senhor se tinha ido embora eu já sabia. Ao que parece fartou-se da médica que dirige o centro, como já é costume. Sei que entretanto já houve outra médica, mas também já lá não está. 

Portanto, eu precisava de fazer um check up, mas não tenho médico de família. O SNS português tem inúmeras coisas boas, não digo que não, mas há coisas que arreliam. Além de apenas disponibilizar consultas de saúde familiar em horário laboral - quando é suposto trabalhar-se -, também permite que não haja médico de família por tempo indeterminado. 

Eu vou emigrar por gosto, não por achar que só neste país é que...., não por estar cansada de procurar trabalho por cá, não por nenhum desses motivos. Mas que estas coisas encanitam, ah isso encanitam!


Próximo post:
« Próximo post
Post anterior:
Post anterior »
0 Comentários fofinhos